Nossos Professores

Flávia Betti

Flávia Betti iniciou aos 4 anos de idade um trabalho de musicalização infantil. Dos 9 aos 14 anos estudou piano clássico quando então, entrou para o conservatório Livre de Aprendizagem Musical (C.L.A.M.). Paralelamente estudou bateria, flauta doce e teoria musical. Iniciou seus estudos de canto em 1984 com Jurgem Schrijfer e, desde então, é aluna de Thomas Adam, professor de cantoterapeuta, responsável pela Escola do Desvendar da Voz no Brasil. Paralelamente, estudou canto com a professora Maria Isilda, com a maestrina Márcia Mafra Ferreira; regência e técnica vocal com Elza Lakschevitz,canto com Nedy Thomas e canto de câmara com Marta Herr. Publicou o livro "Brincando e Cantando com Crianças" volumes I e II e Cantarolã para crianças de 0 a 7 anos. É hoje referência nacional no trabalho com o Kântele e a música pentatônica para crianças, lecionando em diversos cursos de formação de professores na Pedagogia Waldorf e na rede estadual de ensino.

Fundou o Grupo de Liras Acalanto (1996-2002), com o objetivo de desenvolver um trabalho social e terapêutico através da música. Com este grupo, se apresentou em hospitais e projetos sociais. Em 2000, fez o caminho de Santiago de Compostela tocando Lira nas catedrais. Foi cofundadora e coordenadora do Antropomúsica curso de ampliação musical através da antroposofia em 2007 e 2008. Participou dos I, II,III e IV Congressos Internacionais de Lira na Alemanha (2000), Estados Unidos (2003, Irlanda e Suécia, onde se apresentou com outras liristas brasileiras, representando o Brasil.

Mora atualmente em Belo Horizonte e junto com Karla Polanczyk fundou o Cântaro – Centro de desenvolvimento musical, onde realizam cursos, workshops, palestras e atividades semanais de iniciação musical, grupos de canto, Kântele e Lira.

Karla Polanczyk

Karla Polanczyk iniciou seus estudos musicais em março de 2003. Desde então, tem se dedicado inteiramente ao estudo da lira, do kântele e do canto, e dos resultados terapêuticos deste trabalho.

Cursou o Antropomúsica I - Música para o Desenvolvimento Humano na Arte, Pedagogia e Terapia em Botucatu, e a formação de 4 anos em Canto-terapia na Escola Raphael de Canto-terapia, em Florianópolis, sob coordenação de Thomas Adam. Participou do Grupo Kallíope de Liras e mais tarde formou, junto com Flávia Betti o Kallíope Duo de Liras, com quem tem dado concertos e levado a música das Liras para todos os tipos de evento, entre eles: II Festival de Inverno de Entre Rios de Minas em 2006; Fundação de Educação Artística em 2006 e 2007; Museu da Pampulha em 2008; na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes (Belo Horizonte) e no teatro do Centro de Artes Rudolf Steiner (São Paulo) em 2009.

Participou do III, IV, V e VI Congressos Internacionais de Liras, na Irlanda (2006), na Suécia (2009), na Alemanha (2012) e Detroit (2015), se apresentando com outras liristas brasileiras e representando o Brasil no evento. Participou também do I Congresso Internacional de Canto e Canto-terapia em Donach, Suíça, em 2012, onde também se apresentou levando a música brasileira.

Fundou o Cântaro - Centro de Desenvolvimento Musical - em 2008, em Belo Horizonte, junto com Flávia Betti, onde atua com a canto-terapia, leciona canto, Kântele e Lira, além de promover vários cursos e eventos musicais.

Leonardo Kallás

Iniciou os estudos de música aos 15 anos através do contra-baixo. Estudou durante 2 anos e aos 17, complementou os estudos com violão clássico. Cursou durante 1 ano e meio o curso de musicalização na Fundação de Educação Artística. A partir de 2015 iniciou seus estudos de Kântele e Lira consecutivamente na escola Cântaro, e tem se dedicado desde então, ao estudo e aprofundamento dos mesmos. 

Participou do I Encontro Nacional de Liras e Kânteles realizado em setembro de 2016.

Rua Mangabeiras 275 - Santo Antônio - Belo Horizonte - MG
cantaro@cantaro.com.br
Telefone: (31) 3344-3236
(31) 3344-3236